quinta-feira, 4 de março de 2021

Discriminação Zero

Descrição da imagem #ParaTodesVerem - sobre fundo branco, balão rosa escrito em letras brancas "Discriminação Zero". Em seguida, ilustração de três meninas de mãos dadas e para o alto. Usam roupas nas cores rosa, azul e preto. Ao final, "@GUERREIROSDAINCLUSAO"


No dia 1° de março foi o Dia Mundial da Discriminação Zero, para incentivar todas as pessoas a procurar transformação e se posicionar a favor de uma sociedade mais justa. 

Este ano, o UNAIDS destacou a urgente necessidade de ação para acabar com as desigualdades em torno de renda, sexo, idade, estado de saúde, ocupação, deficiência, orientação sexual, uso de drogas, identidade de gênero, raça, classe, etnia e religião, que continuam a persistir em todo o mundo.

Infelizmente, a discriminação continua prejudicando os esforços para que consigamos alcançar um mundo mais justo e igualitário. Muitas pessoas enfrentam a discriminação diariamente com base em quem são ou no que fazem. A discriminação não desaparecerá sem que enfrentemos ativamente a ignorância, assim como as práticas e crenças que a alimentam.

A seguir estão cinco dicas sobre como cada indivíduo pode contribuir para diminuir com a discriminação:
  1. Trate as pessoas com respeito e não discrimine com base em sua raça, idade, orientação sexual, identidade de gênero etc.
  2. Defenda os direitos das pessoas deixadas para trás, incluindo profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, mulheres e meninas, migrantes etc.
  3. Denuncie a discriminação através de mídias sociais e outras plataformas.
  4. Escreva a seus legisladores para pressioná-los pela reforma de leis discriminatórias.
  5. Relembre seu governo que ele tem a obrigação, nos termos da legislação internacional de Direitos Humanos, de garantir o usufruto de todos os Direitos Humanos sem discriminação.

Apesar do Dia Mundial de Zero Discriminação já ter passado, ainda é importante se conscientizar sobre as desigualdades que impedem as pessoas de viver uma vida plena e produtiva, exigindo que os governos cumpram seus compromissos e obrigações para acabar com todas as formas de discriminação.

Fonte: https://unaids.org.br/2018/02/no-dia-mundial-de-zero-discriminacao-13-o-unaids-reforca-o-direito-de-todas-as-pessoas-de-viverem-livres-de-discriminacao/
https://unaids.org.br/2021/02/dia-mundial-de-zero-discriminacao-2021-destaca-o-fim-das-desigualdades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.