Descrição da imagem #ParaTodesVerem - sobre fundo lilás, em letras roxas, "8 de março - Dia da Mulher", abaixo "Juntas podemos mudar tudo!" Em seguida, ilustração de três mulheres, caminhando de mãos dadas, usando roupas nas cores azul, amarelo, roxo e rosa. A que está ao centro usa véu islâmico. Abaixo "@guerreirosdainclusao".
O
Dia Internacional das Mulheres está longe de ser uma data comemorativa, esse dia é de lembranças, memórias e homenagens para todas aquelas que lutaram e lutam para que as futuras gerações consigam viver plenamente e longe de um mundo repleto de patriarcado e machismo.
Oficializada pela ONU em 1975, a data é associada ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, quando 146 operários morreram, sendo 125 mulheres, que trouxe a tona as péssimas condições enfrentadas pelas mulheres na Revolução Industrial.
Apesar desse fato, é importante ressaltar que não foi essa tragédia que influenciou diretamente a criação da data, e sim décadas de engajamento político das mulheres para reconhecimento de suas causas.
Em 1910, na cidade de Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que foi apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem, entretanto, estipular uma data específica.
O ano de 1917, na Rússia, foi fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que derrubou a monarquia czarista. Nesse clima de agitação revolucionária, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias e também como prenúncio da Revolução Bolchevique.
Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25, como citado anteriormente.
A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.
No Brasil, somente em 1932, no governo de Getúlio Vargas que as mulheres adquiriram o direito ao voto. E em 2006, foi sancionada a lei popularmente conhecida por Lei Maria da Penha, que é considerada um marco na luta contra a violência doméstica.
O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm