terça-feira, 11 de maio de 2021

A importância da diversidade nas empresas



Nos últimos anos, a discussão sobre inclusão e diversidade no ambiente de trabalho cresceu intensamente. Há bem mais sensibilidade para o tema, mas ainda estamos longe de ver proporcionalidade entre os quadros de pessoal das empresas e a pluralidade da sociedade brasileira. Segundo o IBGE, as pessoas negras representam mais da metade da população (56%), mas ocupam menos de 30% dos cargos de liderança em seus locais de trabalho.

Nas grandes corporações, o retrato se mostra ainda mais desigual. De acordo com uma pesquisa do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil, os executivos negros estão à frente de menos de 5% das posições de chefia, é ainda mais preocupante quando vamos ver a porcentagem de mulheres negras nessas posições de poder: somente 0,4% dos cargos gerenciais dessas companhias.

O enfrentamento ao racismo nas empresas precisa passar por ações afirmativas que tenham por objetivo diminuir a desigualdade e incluir profissionalmente grupos que são discriminados e excluídos das oportunidades há gerações. Tratam-se dos programas, políticas e projetos de inclusão, que buscam potencializar a força de trabalho diversa, aumentando as chances das pessoas, lamentavelmente, segregadas e que caminham a margem das oportunidades . 

A Coca-Cola, reconhecida por promover ações contra a desigualdade racial, convidou seus funcionários a dialogar sobre equidade racial no ano passado. Entre as iniciativas está a criação de um grupo de Inclusão Racial dentro do Comitê de Diversidade da empresa. A meta é fazer a Coca-Cola Brasil refletir o mercado em que está inserida, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, com oportunidades de crescimento pessoal e profissional para todas as pessoas. 

Em um ambiente empresarial no qual se respeita as diferenças, é comprovada a redução dos conflitos, é nítida a maior capacidade de resiliência e de superação de obstáculos . Uma pesquisa da Harvard Business revela que os conflitos são reduzidos em até 50% em relação às organizações que não investem em diversidade.

Valorizando as diferenças, há melhorias no clima organizacional, os colaboradores ficam mais criativos e liberam seus potenciais. Ainda segundo a pesquisa da Harvard Business, empresas nas quais o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades. 

Então, empresas que investem fortemente em uma equipe multidisciplinar, principalmente em um país onde há uma multiplicidade de raças, religiões, etnias etc. cumprem seu papel social, incentivando uma sociedade mais igualitária.


Fontes: BússolaVagasSolides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.