segunda-feira, 17 de julho de 2023

15 de julho - Dia Mundial das Competências dos Jovens

Descrição da imagem #ParaTodesVerem – Sob fundo branco, em azul: “Dia Mundial das  Competências dos Jovens”, logo abaixo: “15 de julho”. Em seguida, ilustração onde seis jovens  conversam. No canto inferior direito: “Leia a legenda!” e no canto inferior central, logo do  IGI em azul e vermelho.

O dia 15 de julho foi instituído em 2014 pela ONU como o Dia Mundial das Competências dos Jovens. 

A celebração dessa data tem por objetivo lembrar a importância estratégica do investimento em uma educação de qualidade que forneça ao jovem competências que o habilitem para o trabalho decente, gerando uma dinâmica positiva na sociedade na redução do desemprego, do subemprego e, portanto, da pobreza.

Essa boa formação também favorece a participação dos jovens no debate público, levando-os a se envolverem nas questões relevantes para sua comunidade, bem como a atuar politicamente. Desta forma, atuam como agentes de transformação e contribuir para um futuro mais justo e igualitário.

A maioria dos jovens encontra-se, no entanto, numa situação precária de acesso à educação de qualidade e a oportunidades dignas de trabalho, reduzindo as desigualdades no acesso e permanência no mercado de trabalho.

A ONU estima que a população jovem desempregada é de 75 milhões e que os jovens têm 3 vezes mais probabilidades de ficarem desempregados do que os adultos. Um em cada cinco jovens (125 milhões) apesar de trabalhar, vive em condições de extrema pobreza (com menos de 1 dólar por dia).

O IGI destaca a importância dessa data como forma de sensibilizar as pessoas para a valorização 

das competências dos jovens no progresso das nações e no desenvolvimento sustentável e inclusivo, que "não deixa ninguém para trás". 

Acreditamos que investindo no desenvolvimento dos jovens e lutando pelo,  ensino de qualidade e a redução da pobreza.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Nota de repúdio

Descrição da imagem #ParaTodesVerem - ao fundo, o card é composto de quatro quadrados, sendo dois cinza intercalados por um azul e um vermelho. Ao centro, um quadrado maior na cor branca, com a ilustração de uma mulher falando em um megafone e logo abaixo: “NOTA DE REPÚDIO.  O Instituto Guerreiros da Inclusão repudia a falta de compromisso do Governo Estadual de Alagoas e da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas com as pessoas eleitas delegadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde”. No canto inferior esquerdo, logo do IGI em vermelho e azul escuro.

O Instituto Guerreiros da Inclusão repudia a falta de compromisso do Governo Estadual de Alagoas e da Secretaria Estadual de Saúde com as pessoas eleitas delegadas para a 17a Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília desde ontem, 2 de julho. As pessoas foram impedidas de participar dessa importante atividade. Pois somente na noite da viagem foram informados que o Estado não dispunha de recursos para o custeio de suas passagens aéreas.


O diretor de relações institucionais do IGI, Igor Nascimento, eleito delegado representando os usuários, que participou das etapas municipal e estadual, representaria Alagoas na etapa nacional.


Foram 72 os delegados eleitos nas conferências estadual e municipais, e a delegação alagoana foi impedida de cumprir sua missão de representar as necessidades e anseios da população do Estado nos debates sobre o direito humano à saúde. 


Infelizmente, a atitude do governo e da secretaria  inviabilizou a participação dessas pessoas. 


Essa atitude vai contra os princípios fundamentais da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), que assegura a participação da sociedade na gestão pública de saúde. Ao negar esses recursos, prejudicou a representatividade alagoana no cenário nacional. Uma persa irreparável num momento tão significativo, que é o da retomada da participação social na democracia do país.