terça-feira, 4 de julho de 2023

Nota de repúdio

Descrição da imagem #ParaTodesVerem - ao fundo, o card é composto de quatro quadrados, sendo dois cinza intercalados por um azul e um vermelho. Ao centro, um quadrado maior na cor branca, com a ilustração de uma mulher falando em um megafone e logo abaixo: “NOTA DE REPÚDIO.  O Instituto Guerreiros da Inclusão repudia a falta de compromisso do Governo Estadual de Alagoas e da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas com as pessoas eleitas delegadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde”. No canto inferior esquerdo, logo do IGI em vermelho e azul escuro.

O Instituto Guerreiros da Inclusão repudia a falta de compromisso do Governo Estadual de Alagoas e da Secretaria Estadual de Saúde com as pessoas eleitas delegadas para a 17a Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília desde ontem, 2 de julho. As pessoas foram impedidas de participar dessa importante atividade. Pois somente na noite da viagem foram informados que o Estado não dispunha de recursos para o custeio de suas passagens aéreas.


O diretor de relações institucionais do IGI, Igor Nascimento, eleito delegado representando os usuários, que participou das etapas municipal e estadual, representaria Alagoas na etapa nacional.


Foram 72 os delegados eleitos nas conferências estadual e municipais, e a delegação alagoana foi impedida de cumprir sua missão de representar as necessidades e anseios da população do Estado nos debates sobre o direito humano à saúde. 


Infelizmente, a atitude do governo e da secretaria  inviabilizou a participação dessas pessoas. 


Essa atitude vai contra os princípios fundamentais da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), que assegura a participação da sociedade na gestão pública de saúde. Ao negar esses recursos, prejudicou a representatividade alagoana no cenário nacional. Uma persa irreparável num momento tão significativo, que é o da retomada da participação social na democracia do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.