sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio

 

Descrição da imagem #Paratodesverem - Sob fundo branco, um círculo amarelo centralizado onde está escrito "Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio". No canto inferior direito, logo do IGI. A imagem tem vários detalhes gráficos também em amarelo.

No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo. Infelizmente, trata-se de uma realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais e sofrimento emocional. 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o tema é "Agir salva vidas".

A campanha tem como objetivo prevenir e reduzir esses números, além de sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a respeito da realidade dessa triste prática no Brasil e no mundo. A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema, eliminando o tabu sobre os distúrbios psíquicos e o suicídio.

É importante ressaltar que, segundo a revista científica americana Pediatrics, 62,5% da comunidade LGBTQIA+ já pensou em suicídio e têm seis vezes mais chance de tirar a própria vida em relação aos heterossexuais, isso em razão da exclusão, da violência e da desigualdade que enfrentam em razão da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. A luta pela inclusão e pelo fim do preconceito é urgente.

Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional gratuitamente, de forma voluntária, 24 horas por dia, por telefone 188, e-mail ou chat pelo site da instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.