sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CINCO MÚSICOS NEGROS BRASILEIROS PARA CONHECER

Hoje a dica cultural desta semana está um pouco diferente. Com a passagem do Dia da Consciência Negra, o IGI selecionou cinco artistas negros do cenário musical brasileiro para você ouvir e conhecer.




TUYO
Formada por Lay e Lio (irmãs) e Jean (namorado da Lio), esse trio dá vida ao folk futurista da Tuyo, que mescla violão, sintetizadores e letras que tocam o coração de qualquer um. Possuem dois projetos: o EP Pra doer de 2017 e o álbum Pra curar de 2018. O grupo está trabalhando em seu novo projeto, sem nome divulgado, que sairá em 2021.



BIA FERREIRA
Depois de estourar com ‘Cota não é esmola’, canção que a colocou como uma das grandes revelações da música brasileira e da luta antirracista e LGBT, Bia Ferreira lançou em 2019 seu primeiro álbum: Igreja Lebisteriana, Um Chamado. A cantora prefere se definir como ‘artivista’, usando sua arte para passar uma mensagem. Além de trazer influências do reggae, blues, soul, jazz, funk e r&b; Bia Ferreira traz a peculiaridade de pronunciar determinadas palavras acentuando a separação por sílabas.


 
CAIO PRADO
Gay assumido, Caio tem esperança que sua poesia ajude na luta contra a descriminação. Com dois projetos publicados em 2014 e 2018, o cantor também participa da banda Não Recomendados. O artista usa sua arte como um veículo de reflexão, denunciando e ajudando a superar os problemas da sociedade.



TÁSSIA REIS
A rapper paulista de 30 anos não pode ser resumida em poucas palavras. Em seu último projeto ‘Próspera’, lançado em 2019, ela apresenta uma narrativa longe do racismo e violência que acomete a história negra, sendo também um ato político. De certa forma, Tássia ocupa uma corrente de artistas afrodescentes que querem mostrar ao mundo que a população negra descende de uma história rica, próspera e que também precisa de autocuidado.



MAHMUNDI
Marcela Vale, conhecida como Mahmundi, flerta com a música eletrônica, indie, e lo-fi. Desde seus 19 anos a jovem sonhava em ser guitarrista e produtora, chegou a participar de uma banda e técnica de áudio no famoso Circo Voador. Em 2020, lançou seu mais recente projeto Mundo Novo, que traz uma nova aparência para suas músicas.


Gostou? Não esqueça de levar essa publicação para outras pessoas! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.