Em dezembro de 2018, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. O objetivo da data é reconhecer o papel fundamental da educação e aumentar a cooperação internacional em prol da sua efetivação.
É importante ressaltar que a educação é tanto um direito humano, quanto um meio indispensável para a garantia dos demais direitos. O objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Mesmo assim esse objetivo não parece ser uma prioridade para a maioria dos estados.
De acordo com números divulgados pela UNESCO, 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e resolver equações básicas de matemática; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio, e cerca de 4 milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola, com suas vidas interrompidas por conflitos e perdas.
Essa data foi criada após uma Assembleia Geral, realizada em 3 de dezembro de 2018. Portanto, a primeira celebração se deu no ano de 2019. Sua criação é parte dos esforços da ONU para confirmar todas as ações que estão sendo feitas e para incentivar que novas ações em benefício da educação sejam realizadas.
Assim, o Dia Internacional da Educação é um alerta para que Estados e Pessoas compreendam a importância da educação de qualidade para a redução das desigualdades e efetivação dos direitos humanos, bem como a necessidade de esforços contínuos para sua efetivação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.