segunda-feira, 19 de abril de 2021

19 de abril - Dia do índio

 

Descrição da imagem #ParaTodesVerem - sobre fundo bege, em letras marrons "19 de abril - Dia do índio". Abaixo imagem de indígenas com seus trajes cerimoniais, arcos e flechas. Ao fundo, céu azul com nuvens. Em seguida "@guerreirosdainclusao"

No dia 19 de abril é comemorado anualmente o Dia do Índio. A data remete ao dia em que representantes de várias etnias de países como Chile e México reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização 

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.

celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Além disso, a data é importante para salientar a urgente necessidade de enxergar a população indígena como parte da sociedade brasileira, que também tem direito a boa qualidade de vida, com políticas públicas voltadas para a melhoria dessas comunidades tão marginalizadas.

Segundo o escritor Daniel Munduruku, há dois conceitos no imaginário da sociedade brasileira intrínsecos ao termo "índio": o olhar romântico, do "índio" que vive no meio do mato, e o aspecto ideológico que considera que "índios são preguiçosos e atrasam o progresso". Esse imaginário, fruto do pensamento ocidental e colonizador, criou um achatamento da riqueza cultural brasileira.

O autor afirma: Quando a gente chama alguém de índio, não ofende só uma pessoa, ofende culturas que existem há milhares de anos. Esse olhar linear empobrece nossa experiência de humanidade. 

Munduruku também criticou o uso da palavra "tribo" para se referir às aldeias e etnias, já que ela significa apenas um pedaço de um povo. Daniel defende o uso da palavra indígena, que significa "nativo", sendo esse então o termo atual mais adequado de tratamento.


Fontes: Brasil Escola

Nonada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.