O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.
No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas.
A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.
Além disso, a data é importante para salientar a urgente necessidade de enxergar a população indígena como parte da sociedade brasileira, que também tem direito a boa qualidade de vida, com políticas públicas voltadas para a melhoria dessas comunidades tão marginalizadas.
Segundo o escritor Daniel Munduruku, há dois conceitos no imaginário da sociedade brasileira intrínsecos ao termo "índio": o olhar romântico, do "índio" que vive no meio do mato, e o aspecto ideológico que considera que "índios são preguiçosos e atrasam o progresso". Esse imaginário, fruto do pensamento ocidental e colonizador, criou um achatamento da riqueza cultural brasileira.
O autor afirma: Quando a gente chama alguém de índio, não ofende só uma pessoa, ofende culturas que existem há milhares de anos. Esse olhar linear empobrece nossa experiência de humanidade.
Munduruku também criticou o uso da palavra "tribo" para se referir às aldeias e etnias, já que ela significa apenas um pedaço de um povo. Daniel defende o uso da palavra indígena, que significa "nativo", sendo esse então o termo atual mais adequado de tratamento.
Fontes: Brasil Escola
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