terça-feira, 15 de dezembro de 2020
10 de Dezembro - Dia Mundial dos Direitos Humanos
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
CINCO MÚSICOS NEGROS BRASILEIROS PARA CONHECER
Hoje a dica cultural desta semana está um pouco diferente. Com a passagem do Dia da Consciência Negra, o IGI selecionou cinco artistas negros do cenário musical brasileiro para você ouvir e conhecer.
terça-feira, 17 de novembro de 2020
CINCO LEITURAS INDISPENSÁVEIS SOBRE RACISMO
Com os últimos acontecimentos, o mundo tem assistido uma nova onda de protestos que demanda o fim do racismo. Mas como isso pode ser feito? Angela Davis traz a resposta: "Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.". Por isso, o IGI fez uma seleção especial de leituras indispensáveis para ajudar na luta de um Brasil, e mundo, mais igualitário em passagem ao dia da consciência negra.
Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano (Grada Kilomba)
Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus)
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Programa Empoderamento Econômico das Mulheres
#OIGIVerificou
👉🏾 A ONU Mulheres Brasil anuncia o processo seletivo para a contratação de gerente de Projetos em Empoderamento Econômico das Mulheres.
👉🏾 As candidaturas poderão ser apresentadas até 11/11/2020.
👉🏾 A oferta é voltada para pessoas com Mestrado (ou equivalente) em ciências políticas ou sociais ou áreas relacionadas ou 6 anos adicionais de experiência relevante para o cargo além do período mínimo de experiência requisitado.
👉🏾 Requisitos solicitados: experiência mínima relevante à posição anunciada de 6 anos a nível nacional ou internacional na concepção, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento; experiência de trabalho com igualdade de gênero e direitos humanos das mulheres; fluência em Português e Inglês.
👉🏾 Requisitos desejáveis: experiência de trabalho com empoderamento econômico de mulheres (atenção especial será dada à experiência de trabalho com a capacitação de parceiros-chave no empoderamento econômico das mulheres); experiência em trabalhar com princípios e abordagens de Gestão Baseada em Resultados; experiência trabalhando no/ou com Sistema das Nações Unidas; fluência em espanhol.
As candidaturas deverão apresentar os seguintes documentos:
1. Formulário da ONU Mulheres de Histórico Pessoal (P11) preenchido e assinado
2. Formulário online preenchido
3. Carta de motivação
As candidaturas deverão ser enviadas até o dia 11 de novembro de 2020 para unwomenbra.hr@unwomen.org com o assunto “Project Manager – Women’s Economic Empowermen”. Candidaturas que estiverem com documentação incompleta serão desconsideradas. Clicando aqui você encontra o link diretamente para a matéria e formulários de inscrição.
Para fomentar a diversidade, a ONU Mulheres incentiva a candidatura de mulheres, negras e negros, indígenas, pessoas vivendo com HIV/AIDS, pessoas LBGTI e pessoas com deficiência.
Descrição da imagem: #pratodosverem #pratodesverem sobre fundo preto, em letras brancas, centralizado e circulado por halo de raios dourados PROGRAMA EMPODERAMENTO ECONÔMICO DAS MULHERES. Abaixo, à direita "@guerreirosdainclusao".
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Programa de Jovens Mobilizadoras
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Conscientização Política: Suas necessidades e consequências (29/10 - 18h)
O #IGI apoia está atividade que conta com a presença de renomados ativistas pelos direitos humanos das pessoas com deficiência. Contando com Marta Gil e Joelson Dias que são parceiros e apoiadores do Instituto Guerreiros Da Inclusão.
#Paratodosverem: Flyer retangular na vertical. Em fundo branco e cinza. No canto superior e acima, em uma tarja: JOELSON DIAS – Em seguida, Advogado. Ex-Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Foto de homem, de pele branca, sorridente, cabelos curtos e escuros, com óculos de armação escura e com um paletó preto, camisa rosa e gravata. Abaixo, em outra tarja, KATIA FERRAZ – Logo após Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de MG – CONPED de 2013/2016. Coordenadora da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico/MG. Vencedora do PRÊMIO GENTILEZA URBANA 2016 categoria “Cidadania" pelo IAB/MG. Foto de mulher, da cabeça até abaixo dos ombros, sorridente, com a mão direita erguida e segurando um microfone, com uma blusa com mangas pretas e detalhes em branco e preto. Ainda do lado esquerdo do flyer, mais abaixo outra tarja JUAN JOSE OCAMPO BERNARDEZ – Em seguida, Arquiteto e Urbanista. Bacharel em Direito com especialização em Direito Eleitoral. Analista Judiciário do TRE/SP. Assessor de Planejamento Estratégico e de Eleições e Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Eleitoral Paulista. Membro do Grupo de Trabalho Mesários do TSE desde 2008. Foto de homem, sorridente, cabelos curtos e grisalhos. Mais abaixo, em outra tarja, MARTA GIL - Socióloga, Graduada pela USP. Atua na inclusão de PcD desde 1976. Desde 1990, atua com Comunicação e Disseminação da Informação na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência, especialmente com Trabalho, Empregabilidade, Educação e Formação Profissional. Foto de mulher, da cabeça aos ombros, cabelos curtos e grisalhos, sorridente e usa óculos. Do lado direito do flyer, na parte superior, com destaque em azul QUINTA-FEIRA, 29/10 – 18h – ENTREVISTA AO VIVO – FACEBOOK – REVISTA REAÇÃO - @revista.reacao – Símbolo da LIBRAS – Ana Paula Navarrete. Mais abaixo, a marca da TV Reação: TV, em degradê amarelo e laranja, dentro de um quadrado formado por outros quatro azuis e cinzas, com pontas arredondadas. Ao lado, em azul, Reação e abaixo, cinco cubos azuis. Para cada, um símbolo: da pessoa obesa, com deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência física (cadeira de rodas e muleta). Com bastante destaque, em letras na cor vermelha CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA – SUAS NECESSIDADES E CONSEQUÊNCIAS – ELEIÇÕES 2020. Abaixo, do lado direito, foto de homem, Rodrigo Rosso, da cabeça à cintura, um homem calvo e de testa larga. Sorri. Usa camisa manga longa cinza e está com os braços cruzados. Abaixo, Apresentação Rodrigo Rosso.
Audiodescrição Patrícia Silveira e Consultoria Dolores Affonso
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Direito Humano à Informação - IGI compartilha a segunda edição do Boletim ACESSO LIVRE
Lançada segunda edição do Boletim ACESSO LIVRE
Já está disponível a segunda edição do Boletim Informativo ACESSO LIVRE.
O ACESSO LIVRE é novo boletim periódico do Núcleo de Direitos Humanos do escritório Barbosa & Dias Advogados Associados.
Nesta edição:
• A sustentável leveza da inclusão
• Por que as empresas descumprem tanto a Lei de Cotas
A curadoria de conteúdo do ACESSO LIVRE é realizada pela competentíssima socióloga Marta Gil, especialista em direitos das pessoas com deficiência e suas interfaces, e também Coordenadora Executiva do Amankay.
Leia aqui a íntegra do Boletim ACESSO LIVRE.
#DireitosHumanos
#DireitoàComunicação
#DireitoàInformação
#Acessibilidade
#InstitutoGuerreirosdaInclusão
#IGI
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Como Sua Empresa vem tratando o futuro? Dia Intermacional da juventude
O Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto – integra o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. Foi instituído com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de que os jovens sejam incluídos nos debates sobre o futuro do planeta, e sejam apoiados para se desenvolverem nos campos: social, econômico, ambiental e humanitário.
O potencial dos jovens não é explorado por falta de oportunidades de estágio e de emprego. Esse atraso no início da carreira profissional prejudica o desenvolvimento e o crescimento das empresas, que acabam demorando a integrar novos pensamentos em seus conceitos. A inserção dos jovens pode fazer a diferença na mudança de visão nas empresas.
Na formação universitária, os jovens são preparados para acompanhar o novo, trazer novas ideias, porém, precisam de oportunidades e prática para desenvolver o pensamento inovador, precisam de condições para trabalhar com dignidade e desenvolver seu potencial, contribuindo para a construção do país.
Em países em desenvolvimento e em períodos de crise econômica, como no Brasil, os jovens podem sofrer enormes impactos, que lhe afetarão negativamente e com reflexos para toda sua vida. Principalmente os que ainda estão em início de carreira e sem uma profissão definida.
É por isso que os organismos internacionais apoiam e priorizam o desenvolvimento de programas e ações que tenham por foco a juventude, apoiando países na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias efetivas na qualidade de vida dos jovens.
Afirmarmos que os jovens são o combustível para o progresso e para o desenvolvimento da humanidade. Que são o futuro.
Mas é importante perguntar: neste Dia Internacional da Juventude, como a sua empresa vem tratando o futuro?
#InstitutoGuerreirosdaInclusão
#IGI
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Pessoas com deficiência e mercado de trabalho - Diversidade e Inclusão
A contratação de pessoas com deficiências ainda sofre preconceito por parte das empresas. Falta capacitação para receber funcionários com alguma limitação. O Revista Brasil conversou com Rosana Rosa, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), que falou como o mercado realiza a inclusão destes profissionais.
Ouça no player disponibilizado aqui.
O Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI) seleciona notícias, matérias, artigos e oportunidades sobre diversidade e inclusão e compartilha com você.