quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Etnia X Raça: Qual a diferença desses termos?

 

Descrição da imagem #ParaTodesVerem – Sob fundo branco, em azul, “Etnia X Raça: Qual a diferença desses termos?”. Centralizado, ilustração de mulher negra, com cabelos escuros, ela possui uma expressão de dúvida. Acima dela, três interrogações vermelhas. A sua direita, em azul: “Leia a legenda!”. Abaixo, logo do IGI em vermelho e azul. 


Raça e etnia não são sinônimos. O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos e o uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas. 


O racismo científico justificou um período de expansão imperialista das nações europeias e o neocolonialismo. Essas nações buscaram áreas consideradas menos evoluídas e as dominaram com a desculpa de desenvolver nesses locais a civilização e a cultura. Essa dominação produziu várias formas de apagamentos de culturas e populações.  


Uma forma específica que se manifestou em países miscigenados, como o Brasil, foi a teoria do embranquecimento. Uma expressão da eugenia em países multiculturais, o embranquecimento foi uma proposta de eliminação de características fenotípicas associadas ao atraso e à barbárie, na crença de que isso aperfeiçoaria a humanidade.  


O conceito de etnia é um conceito que surge na tentativa de explicar a diversidade humana a partir de outras bases. Abandonando o determinismo biológico e considerando as trajetórias sócio-históricas, uma nova concepção sobre cultura surge, permitindo uma interpretação menos preconceituosa e mais tolerante sobre a diversidade.  


A etnia observa não apenas características biológicas, mas tenta perceber as afinidades produzidas por indivíduos que permitem que estes possam ser definidos como um grupo social. Costumes de maneira geral, religião, culinária, língua, território, ou seja, todos os componentes que fazem um indivíduo pertencer a um grupo compõem sua etnia. 


O Brasil é considerado um país com uma enorme miscigenação étnica, como as pessoas indígenas, portugueses, holandeses, italianos, negros, japoneses, árabes, e etc. Cada região brasileira, devido ao seu contexto histórico particular, possui uma predominância de determinada etnia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.