quarta-feira, 13 de abril de 2022

Descrição da imagem #pratodesverem - Igo é um homem com traços indígenas, pele escura e cabelos grisalhos curtos. Veste camisa de botão cinza. Está em um auditório, em pé, atrás de um púlpito, de onde discursa.
 

O Diretor de Relações Institucionais do Instituto Guerreiros da Inclusão, Igo Nascimento, participou da Audiência Pública sobre cultura em tempos de pandemia da Covid-19 promovida pela Câmara Municipal de Maceió.

Em sua fala, Igo defendeu os direitos dos artistas LGBTQIA+, artistas circenses e artistas de rua, que foram muito vulnerabilizados nessa pandemia do Covid-19, e que tiveram um grande prejuízo com o isolamento social e com as medidas de restrição em espaços de uso coletivo. 

Os espaços culturais e os profissionais do mercado da arte foeam invisibilizados nas políticas públicas de apoio durante a pandemia.

Igo ressaltou também a importância das atividades artísticas como forma de resgate da dignidade das pessoas, principalmente as que se encontram em risco social. "Cultura é vida, cultura é saúde, cultura é tirar jovens do meio do tráfico e mostrar que eles têm talento. E é isso que nossa Maceió precisa", disse Igo.

terça-feira, 5 de abril de 2022

IGI participa da Pré-Conferência de Saúde Mental em Maceió

Descrição da imagem #pratodesverem - Igo é um homem com traços indígenas, pele escura e cabelos grisalhos curtos. Usa máscara branca. Veste calça jeans e camisa de botão azul índigo. Está em um auditório, em frente às fileiras de cadeira, de onde dialoga com o público que se encontra sentado e com o devido distanciamento social pelas questões covid. Ao fundo, recostado ao tablado do auditório, há um homem jovem de braços cruzados que o observa.


Na última quinta-feira, 31, o Diretor de Relações Institucionais do Instituto Guerreiros da Inclusão, Igo Nascimento, participou da Pré-Conferência de Saúde Mental em Maceió (1° distrito), inclusive coordenando um dos grupos de trabalho.

Com o tema "A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS", as conferências distritais serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Elas ocorrerão entre os dias 1° a 12 de abril. As plenárias antecipam a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril de 2022.

Durante as conferências distritais, diversos eixos temáticos serão abordados para fomentar os debates dos contextos locais. Alguns desses temas são: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

As conferências são uma das formas de exercer cidadania, de participar da democracia e de assegurar o direito humano à participação na vida pública e política. Qualquer pessoa pode participar das conferência e contribuir na elaboração de propostas que são a base para todo bom gestor público (prefeitos, governadores e presidentes) elaborar suas políticas públicas, ações e projetos. 

Confira os locais e horários das Conferências:

1º Distrito Sanitário
01/04 - Instituto Federal de Alagoas, das 8h às 13h

2º Distrito Sanitário
04/04 - Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche da Barra, das 8h às 13h

3º Distrito Sanitário
05/04 - Uninassau, Farol, das 8h às 13h

4º Distrito Sanitário
06/04 - Semed, Cambona, das 8h às 13h

5º Distrito Sanitário
07/04 - Centro Universitário Mário Pontes Jucá UMJ (antiga FAT), Barro Duro, das 13h às 17h

6º Distrito Sanitário
08/04 - Ginásio do Colégio Fantástico (13h às 17h)

7º Distrito Sanitário
11/04 - Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, das 13h às 17h

8º Distrito Sanitário
12/04 - Universidade Tiradentes (Unit), Cruz das Almas, das 13h às 17h


Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Prefeitura de Maceió.