sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos


Descrição da imagem #ParaTodesVerem - Sob fundo degradê nas cores rosa, laranja, amarelo e roxo, no canto superior direito: "@guerreirosdainclusao". Centralizado: "Dia Internacional dos Direitos Humanos". No canto inferior esquerdo: "10 de dezembro". 

Anualmente, no dia 10 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a ONU oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Considerado o documento mais traduzido da história moderna, a Declaração foi criada para servir como uma base para os direitos humanos em todo o mundo, como “o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações”.

A partir dela foram estabelecidos quais direitos toda pessoa poderia esperar e exigir simplesmente por ser humano.

Apesar de sua importância para a proteção das pessoas, esses direitos ainda são desrespeitados em diversas situações e regiões, a partir de injustiças, abusos e discriminações. 

A cada ano a data tem um tema que faz referência à necessidade de disseminação de informações acerca dos Direitos Humanos e/ou a respeito da importância da promoção da educação acerca do assunto. São realizadas em todo mundo:

- campanhas publicitárias veiculadas em diversos meios;

- eventos culturais;

- passeatas;

- manifestações culturais;

- exposições com a finalidade de informar os cidadãos sobre a necessidade da garantia dos direitos fundamentais contidos na Declaração.

A história brasileira possui capítulos nos quais os direitos humanos foram colocados embaixo do tapete. Na época da ditadura militar, que ocorreu entre 1964 e 1985, centenas de pessoas desapareceram, foram torturadas e mortas por não discordarem do regime e das atrocidades que estavam sendo cometidas.  

Atualmente, também nos deparamos com uma série de situações que desrespeitam os Direitos Humanos no país. Entre elas, podemos citar altas taxas de homicídio, violência contra a mulher, trabalho análogo à escravidão e pobreza extrema de grande parte da população, sem acesso a recursos e serviços básicos, como saúde, educação e segurança.

O Instituto Guerreiros da Inclusão reconhece que ainda há muito a ser feito para concretizar a universalização dos direitos humanos e promove conteúdos e ações que ajudem nessa caminhada.

Clique aqui para ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de elogios e contribuições, críticas são sempre bem vindas, desde que seu objetivo seja melhorar o nosso serviço. Fique à vontade e, se for o caso, deixe seu contato para retornarmos assim que possível.