No dia 13 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Cego.
A data foi estabelecida em 1961, com o objetivo de reduzir a discriminação e preconceito, além de sensibilizar a população sobre as especificidades da deficiência visual. Segundo dados do IBGE 2010, cerca de 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).
A deficiência visual é caracterizada pela perda parcial ou total da visão, seja por consequências congênitas ou adquirida ao longo da vida.
Como medida para evitar a cegueira na infância, é importante, ainda, a vacinação de mulheres adultas, fundamental na prevenção de rubéola, sarampo e toxoplasmose, que podem levar doenças congênitas à criança durante a gravidez. Já o adulto deve fazer o acompanhamento regular de doenças metabólicas e preexistentes, como pressão alta e diabetes, que também podem causar cegueira.
O Instituto Guerreiros da Inclusão vem atuando em prol da luta e pelos direitos das pessoas com deficiência visual. Uma das iniciativas foi a participação no Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudos (Enades) desde sua primeira versão, em 2014, em Recife/PE; depois em 2015, em Colatina/ES, ambas como participante e palestrante.
Já em 2016, o IGI trouxe para Alagoas o 3º Enades, com apoio do Governo do Estado (Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de parceria com o Hotel Ponta Verde e a Bodega do Sertão. Essa versão contou com cerca de 200 participantes de todo Brasil e até do exterior. Sua palestra magna foi realizada por Joel Snyder, áudio-descritor da campanha de Barack Obama e renomado profissional em nível mundial, com livro publicados e palestras em mais de uma centena de países.
Esta também foi a ocasião que Maceió/AL teve a presença canina mais fofa, contando com o maior número de cães-guia num mesmo evento (cerca de 15 cães labradores ou golden retriver).