O Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto – integra o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. Foi instituído com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de que os jovens sejam incluídos nos debates sobre o futuro do planeta, e sejam apoiados para se desenvolverem nos campos: social, econômico, ambiental e humanitário.
O potencial dos jovens não é explorado por falta de oportunidades de estágio e de emprego. Esse atraso no início da carreira profissional prejudica o desenvolvimento e o crescimento das empresas, que acabam demorando a integrar novos pensamentos em seus conceitos. A inserção dos jovens pode fazer a diferença na mudança de visão nas empresas.
Na formação universitária, os jovens são preparados para acompanhar o novo, trazer novas ideias, porém, precisam de oportunidades e prática para desenvolver o pensamento inovador, precisam de condições para trabalhar com dignidade e desenvolver seu potencial, contribuindo para a construção do país.
Em países em desenvolvimento e em períodos de crise econômica, como no Brasil, os jovens podem sofrer enormes impactos, que lhe afetarão negativamente e com reflexos para toda sua vida. Principalmente os que ainda estão em início de carreira e sem uma profissão definida.
É por isso que os organismos internacionais apoiam e priorizam o desenvolvimento de programas e ações que tenham por foco a juventude, apoiando países na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias efetivas na qualidade de vida dos jovens.
Afirmarmos que os jovens são o combustível para o progresso e para o desenvolvimento da humanidade. Que são o futuro.
Mas é importante perguntar: neste Dia Internacional da Juventude, como a sua empresa vem tratando o futuro?
#InstitutoGuerreirosdaInclusão
#IGI